Comércio de Videira se prepara para o Dia das Crianças

Publicado em 29/09/2014

Compartilhe


Comércio de Videira se prepara para o Dia das Crianças

Previsão de crescimento nas vendas é tímida, não devendo passar de 1%

Os associados da CDL Videira já estão se preparando para as vendas relativas ao Dia das Crianças. A data considerada uma das melhores do ano, ao lado do Natal, Dia das Mães e dia dos Namorados, sempre é esperada pelos comerciantes que trabalham com artigos segmentados para os pequenos, no entanto, a previsão não é tão animadora assim. Segundo o presidente da CDL Videira – Evandro Colle, uma pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC, divulgada nesta segunda-feira (29), aponta que o gasto médio das compras para o período deve aumentar, mas isso não significa que as vendas serão alavancadas. “Ocorre que as taxas de juros estão muito elevadas fazendo com que as famílias tenham que gastar mais para adquirir, muitas vezes, a mesma quantidade de presentes de anos anteriores”, diz.

Segundo a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL/SC o gasto médio das compras do Dia das Crianças deste ano deverá ser de R$ 178,91. O valor é consideravelmente maior – 19,4% – do que o de 2013 (R$ 149,78) e acima da inflação do período, que foi de 6,5%, segundo o IPCA do IBGE. Este ano, a pesquisa mostra otimismo das famílias catarinenses em relação à situação financeira, com 47,8% dos entrevistados declarando estarem em situação melhor do que a do ano anterior. O otimismo, no entanto, não significa gastos não planejados. Pelo contrário. A grande maioria das pessoas ouvidas – 72,6% – afirmou que vai realizar pesquisa de preços antes de decidir pela compra dos presentes.

Preço, portanto, é a preocupação central revelada pela pesquisa, segundo 33% dos entrevistados, seguida por promoções (26%) e atendimento (25%). Assim, tudo o que contribuir para um menor gasto e uma melhor experiência de compra é de interesse dos consumidores neste período.

Outro ponto divulgado pelo presidente da FCDL/SC, Sergio Alexandre Medeiros, é que estão incluídos na previsão os investimentos de pais e mães com passeios e viagens com os filhos para aproveitar a data especial. “Observamos uma tendência em nível nacional de ao invés de só darem presentes no Dia das Crianças, os pais têm optado por gastar um pouco com momentos em família e aproveitam o período para viajar e passear com a criançada. Isso deve acontecer em Santa Catarina”, enfatiza. Observado isso, o dirigente lojista afirma que na avaliação da entidade as compras de presentes devem crescer 1%. A pesquisa de intenção de compras aconteceu entre os dias 17 e 20 de setembro e entrevistou 2.736 pessoas, nas sete maiores cidades de Santa Catarina.

Comércio de Videira abre até as 16h no próximo sábado (4)

Para estimular as vendas e facilitar o acesso dos consumidores, neste sábado, 4 de outubro, o comércio de Videira faz mais uma edição do Dia D, com as lojas funcionando até as 16 horas. “Os Dias D tem se configurado em um importante instrumento para os nossos lojistas, por isso, mesmo que a previsão de crescimento nas vendas não seja tão otimista, ainda assim vamos oferecer essa alternativa para os consumidores e fazer nossa parte”.

Foto: Internet

Silvia Palma
Assessoria de Imprensa

Início