A Secretaria de Administração da Prefeitura de Videira divulgou na manhã desta terça-feira (17), o novo decreto que estipula a quinta-feira, 19 de junho, como feriado municipal em virtude das comemorações de Corpus Christi. A reedição do decreto aconteceu, porque ao elaborar o documento, em janeiro deste ano, a Prefeitura seguiu a Portaria nº 2, de 03 de janeiro de 2014 emitida pelo Governo Federal, definindo o dia 19 como ponto facultativo e não feriado. Até o ano passado o Governo Federal decretava o Corpus Christi como feriado nacional, mas novas discussões embasadas no fato de que o Brasil é um Estado laico (que não está sujeito a uma única religião) e, que o Corpus Christi seria uma comemoração essencialmente católica fizeram com que a data fosse redefinida como ponto facultativo, quando cada empresa e ou entidade decide se quer ou não fechar. Portanto, a Prefeitura apenas seguiu a portaria nacional, diz o secretário de Administração Valmor Dall´Agnol.
O secretário esclarece ainda, que a alteração surpreendeu parte da classe trabalhadora e algumas empresas acostumadas com o feriado. Por conta disso, durante a segunda-feira (16), uma série de negociações e discussões foi feita com sindicatos patronais e de empregados, fazendo com que a Administração usasse a prerrogativa que lhe é permitida de rever o decreto e decretar feriado municipal, onde o fechamento é obrigatório e não mais opcional, como prevê o ponto facultativo.
Dall´Agnol destaca que durante o feriado de quinta-feira (19), repartições públicas municipais, bem como escolas e Cemeis não funcionarão. Serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente com atendimento no PAME 24 horas. Na sexta-feira (20), a Prefeitura, assim como secretarias e demais repartições públicas municipais funcionarão normalmente, com exceção das escolas e Cemeis que permanecem fechadas.
Silvia Palma
Assessoria de Comunicação
