Mesmo com a projeção da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDJ) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontando que as vendas de 2013, para o Dia das Crianças, devem ficar abaixo dos anos anteriores, os associados da Câmara de Dirigentes Lojistas CDL Videira estão otimistas com a data. Segundo projeção da CNDJ e SPC as vendas a prazo devem crescer cerca de 4% em relação a 2012. Percentual abaixo do ano passado que girou em torno dos 4,85%.
O presidente da CDL Videira, Evandro Colle ressalta que o comércio videirense tem consciência da possível redução no crescimento das vendas, pois no mês passado, justamente no momento em que os varejistas do segmento infantil se preparavam para reforçar seus estoques de mercadorias, houve uma alta do dólar, que chegou a valer R$ 2,45. Além disso, também houve o aumento da inflação, que reduz ainda mais o poder de compra dos consumidores. No entanto, o Dia das Crianças é uma das datas mais tradicionais do comércio, por isso, acreditamos que os pais, tios e padrinhos se programaram antecipadamente para comprar os presentes e cumprir essa tradição brasileira, diz o presidente.
Colle destaca ainda que em 2012, entre os dias 1º e 12 de outubro, a CDL e o SPC Videira registraram 5.568 consultas. Número que corresponde apenas às vendas a prazo com cheques e carnês, não contabilizando cartões e vendas a vista. Queremos superar esses números e dar um fôlego ao nosso comércio.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa CDL Videira
