O Registro com Protesto, a cada mês, tem mostrado sua importância no controle da inadimplência. Lançado em janeiro de 2014, mais de R$ 10 milhões já foram recuperados com auxílio desta ferramenta exclusiva do SPC/SC (Serviço de Proteção ao Crédito) utilizada por mais de 6.200 empresas associadas às 206 CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Santa Catarina. A marca foi alcançada na terça-feira, 5 de abril.
Temos muito a comemorar. Em tempos de instabilidade econômica, a soma recuperada mostra o quanto o catarinense valoriza seu nome e deseja se tornar um consumidor adimplente novamente. Para o lojista, trata-se de mais uma conquista, pois ele conseguiu reaver um débito que muitas vezes era considerado perdido, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.
Fruto de uma parceria exitosa entre o SPC/SC e o IEPTB (Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil), o Registro com Protesto é uma plataforma online que permite ao lojista associado ao Serviço de Proteção ao Crédito registrar os débitos em atraso no SPC e, ao mesmo tempo, encaminhá-lo para protesto em cartório. Todo esse processo é feito sem a antecipação das custas e emolumentos cartoriais, que, neste caso, são pagas pelo devedor no momento da quitação da dívida e regularização da anotação registrada no cartório.
