Os altos índices de violência e criminalidade, que atingem não somente os estabelecimentos comerciais, mas toda a sociedade catarinense, têm merecido atenção e preocupação da FCDL/SC. O lojista, pela natureza de sua atividade, está sempre na mira de criminosos que, muitas vezes, levam dos estabelecimentos comerciais, além de bens materiais, as vidas de cidadãos de bem.
Atenta a este fato, a Federação das CDLs de SC já havia desenvolvido um programa, organizado em anos anteriores em parceria com a Policia Militar e objetivando a prevenção de delitos em ambientes comerciais, com palestras ministradas por oficiais da Polícia Militar, incluindo veiculação de mensagens em TV e rádio, além de cartilhas com orientações.
Apesar dos esforços, a segurança no varejo ainda está longe de ser a ideal. Diariamente a mídia divulga ocorrências de furtos, roubos e assaltos, obrigando os comerciantes a trabalhar atrás das grades de seus estabelecimentos, como verdadeiros reféns da violência.
Visando contribuir para um efetivo diagnóstico de como está a real situação de segurança em nosso Estado, a FCDL/SC está solicitando que as CDLs informem o número de ocorrências criminosas contra o varejo em seu respectivo município, detalhando o tipo de delito (assalto, roubo, furto, arrombamento, sequestro-relâmpago, etc.), quais as piores ocorrências, se houve vítimas, se existe policiamento suficiente, vigilância, câmeras de segurança, etc, e, ainda, se há sensação de segurança na cidade. Se os relatos puderem ser acompanhados de fotos, vai ser ainda mais útil para o levantamento.
As informações fornecidas pelas CDLs farão parte de um dossiê que a Federação levará ao Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina e ao Comandante da Polícia Militar, visando estabelecimento de ações efetivas, rápidas e práticas para conter a violência que infelizmente já faz parte da rotina de todos os catarinenses.
Contando com a colaboração de todos para este tema de interesse coletivo, solicitamos que NOSSAS ASSOCIADAS encaminhem as informações até o dia 25 de julho próximo para o e-mail [email protected], para que possamos municiar a FCDL/SC.
