A Prefeitura de Videira acaba de firmar mais uma importante parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). É que a Secretaria de Educação acaba de confirmar a participação das oito escolas da Rede Municipal de Ensino para participar do 2º concurso Recicla CDL na Escola. O projeto que já recolheu mais de 50 mil quilos de lixo eletrônico em Videira mais uma vez vai agir nas escolas, conscientizando as crianças e as tornando multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente. A oficialização da participação das escolas municipais de Videira no concurso de redação e desenho promovido pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) foi feita pela secretária de Educação de Videira, Roberta Martinez em uma reunião, nesta segunda-feira com a secretária executiva da CDL Videira, Larissa Seemann Perondi e com a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Lucimere Tonello, que vai coordenar o concurso junto as escolas.
Com o tema Como Posso Preservar o Meio Ambiente, o projeto Recicla CDL na Escola é um concurso de redação e desenho realizado entre os alunos do ensino fundamental das escolas públicas municipais, com o objetivo de sensibilizar as crianças e adolescentes para a preservação do meio ambiente, com a destinação correta de resíduos e materiais recicláveis. O concurso de desenho é destinado aos estudantes do 1º ao 5º ano. Aos do 6º ao 9º ano, cabe o concurso de redação.
De acordo com o calendário divulgado pela FCDL/SC, até o dia 15 de julho a Secretaria de Educação deverá informar à CDL o número de escolas participantes. Em agosto, serão distribuídos às escolas o material de divulgação e os kits de participação. Até 30 de setembro, as escolas deverão selecionar seus melhores desenhos e redações.
Os trabalhos serão julgados em duas etapas: a primeira, no município, através de uma comissão formada por integrantes da Secretaria de Educação e a CDL que vão eleger uma redação e um desenho, que seguirão para a segunda, que é estadual. Os dois vencedores da etapa municipal receberão kits escolares contendo mochilas, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas. Já na etapa estadual a avaliação será feita por uma comissão técnica composta por representantes da FCDL/SC, do jornal Diário Catarinense, da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC e da Secretaria Estadual de Educação que escolherão os finalistas. Os autores dos cinco melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados com um notebook cada e seus professores também. O resultado final será divulgado no dia 25 de novembro.
Silvia Palma
Assessoria de Imprensa
Fotos: Pedro Schaitel


