O Projeto Recicla CDL realizado pela sétima vez em Videira acaba de bater novo recorde de recolhimento de lixo eletrônico no município. Promovido no último sábado (5), o evento recolheu 11 toneladas de equipamentos, tornando a sétima edição como a que mais recolheu lixo eletrônico em Videira. O recorde anterior era de 8 toneladas. Somando todas as edições o Recicla CDL Videira já tirou de circulação e impediu o descarte incorreto de cerca de 50 toneladas de lixo. “Nos tornamos referência regional no recolhimento de lixo eletrônico o que traz muito orgulho à CDL Videira, pois demonstra que a cada edição a comunidade está se conscientizando mais sobre a necessidade de destinar corretamente o lixo eletrônico produzido em suas casas e empresas”, aponta o presidente da CDL, Evandro Colle que enaltece o papel de responsabilidade social assumido pela CDL ao promover essa iniciativa.
A secretária executiva da CDL, Larissa Seemann Perondi conta que durante todo o sábado, quando o comércio ficou com as portas abertas até as 16 horas, os videirenses levaram ao posto de coleta centenas de computadores, notebooks, CPUs, monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores, nobreaks, estabilizadores, fontes, telefones celulares e convencionais, baterias de celulares e pilhas, rádios, Tvs, além de diversos outros itens tecnológicos impróprios para o uso e que não podem ser descartados no lixo comum. “Foram três caminhões baús repletos de lixo. Quantidade que nos impressionou”, disse a secretária.
Todo o lixo recolhido seguiu para a empresa Alpha Digital de Joaçaba que é parceira do projeto e promove o recolhimento dos itens. Lá o material será separado e reciclado adequadamente.O Projeto Recicla CDL é uma iniciativa da Federação de CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) e em Videira aconteceu pela primeira vez em 2010.Em 2013, a conscientização também envolveu crianças e adolescentes através do concurso Recicla CDL na Escola, onde mais de 1.800 alunos da Rede Municipal desenvolveram desenhos e redações sobre o tema meio ambiente.
Silvia Palma
Assessora de Imprensa




